Aula 1: A semântica e a pragmática em tempos de educação remota ( a nossa proposta de ensino/aprendizagem)
Nesse tempo árduo de pandemia, aprendemos tantas coisas, não é mesmo? Pensando nisso, a nossa disciplina foi pensada com base nas metodologias ativas de aprendizagem.
Conheçam um pouco mais sobre os benefícios das metodologias ativas de aprendizagem e não percam a nossa aula no meet.
esse tipo de metodologia é uma excelente saída e uma inovação no campode aprendizagem, porém tem também seu lado negativo, pois ao mesmo tempo em que várias pessoas estão em conferência via meet, as câmeras e microfones são desligados, podendo os alunos fazerem coisas que não estão relacionadas a aula. ainda prefiro o olhar do orientador, traz mais firmeza.
ResponderExcluirAs metodologias ativas são as novas ferramentas que estão sendo utilizadas na Educação. É um modelo de.ensino inovador que visa o desenvolvimento da autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Dessa forma, através das metodologias ativas, a prática pedagógica é beneficiada e todo processo educativo é melhorado. E no contexto atual, onde a Educação precisou se reinventar, essas novas metodologias estão sendo de extrema importância para a continuidade do ensino por meio de atividades remotas. Neste novo modelo de ensino o professor deve ser um facilitador e mediador do conhecimento, proporcionando a seus educandos novas possibilidades de aprendizagem.
ResponderExcluirCom as metodologias ativas foram surgindo novas estratégias de ensino, permitindo tanto ao educador quanto o educando possibilidades inovadoras de aprendizagem. Essas novas metodologias também favoreceram aulas mais prazerosas, maior interação entre os alunos, ocasionando melhoria no processo de ensino e aprendizagem. No cenário da pandemia esta ferramenta, do ensino remoto, tem sido de extrema importância para levar aos docentes e discentes a continuidade do ensino.
ResponderExcluirCom certeza, as metodologias ativas constituem um ferramenta super importante para catalisar as interações e inclusão de todo mundo no processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
ResponderExcluirQuando falamos de ensino aprendizagem seja em tempos remotos ou não,estamos falando de metodologias ativas e por consequência não é possível ocorrer esse ensino sem entender a complexidade da nossa área de ensino nesta disciplina que é a semântica e pragmática.Como falado no vídeo nas metodologias ativas o foco é na aprendizagem e não no professor,o aluno é um sujeito ativo e responsável por sua aprendizagem. Enquanto o professor é um mediador de conhecimento ou seja um facilitador de novas idéias .A fala no vídeo também nos faz refletir que essa nova ferramenta pedagógica que é a metodologia ativa deve ser incorporadora por docentes e discentes seja na faculdade ou na escola primária,seja em tempos de aulas remotas ou aulas presenciais.
ResponderExcluirMarciano Butiam Có
ResponderExcluirAs metodologias ativas elas fazem parte de conjuntos de conhecimentos pedagógicos, sendo assim não podem ser consideradas como atividades restritas ao espaço de aula. As metodologias ativas consistem em estimular a aprendizagem dando animo aos alunos a ter um papel ativo na sua própria aprendizagem, isso passa por tarefas que vão fazer com que os alunos se participam mais, através dos debates, atividades do blog e.t.c
Então o professor é visto como facilitador proporcionando um espaço de interação para os alunos.
Uma plataforma de desenvolvimento educacional neste período relativamente na metodologia de ensino. Vantagens e desvantagens para o alvo educacional. Mais e um sistema apropriado para desenvolvimento da educação na vivências afetadas
ResponderExcluirMetodologias é uma prática inovadora, principalmente nesses tempos de aulas remotas. Vivemos em um tempo de grandes mudanças, e atualizar as formas de ensinar e aprender, tem sido um grande desafio para esse universo tão vasto, que é o campo da educação.
ResponderExcluirA utilização das metodologias ativas pode favorecer a
autonomia do educando tanto na educação presencial, quanto na
modalidade a distância, favorecendo a curiosidade, estimulando
na tomada de decisões individuais e coletivas, provenientes das
atividades oriundas da prática social e em contextos do aluno. "importância da aplicação das Metodologias
Ativas com objetivo de promover no aluno uma concepção mais
reflexiva e crítica em que as suas habilidades e competências
estarão sendo desenvolvidas para que este encontre soluções
adequadas para os problemas vivenciados na sua formação". Mas
também propor ao professor uma reflexão sobre a sua prática em
sala de aula e uma reformulação dos métodos utilizados para
atender as especificidades dos alunos acompanhando as
mudanças sócio-políticas, financeiras e tecnológicas na sociedade
moderna.