Dêixis: tipos e exercício (equipe 3)

 

Salve, salve, galera! Hoje vamos estudar sobre a dêixis. Estão prontos para aprender?

A dêixis designa o conjunto de palavras ou expressões (elementos dêiticos) que tem como função ‘mostrar’, ‘apontar’ para o conteúdo situacional de uma dada interação. O termo foi tomado de empréstimo do grego em que significava ‘apontar’ ou ‘indicar’.

Sendo assim, os elementos dêiticos permitem identificar: pessoas, coisas, momentos e lugares, situando-os no tempo e no espaço. Assim, existem as dêixis pessoal, social, temporal, espacial (ou de lugar) e discursiva.

Definição dos tipos de dêiticos:

Dêixis de pessoa

Segundo Cavalcante (2000), a dêixis pessoal é a responsável pelas indicações dos demais tipos de dêixis. Exemplo: 

Eu não posso pagar. 

‘eu’ não se refere a um indivíduo particular, mas ao próprio indivíduo que diz ‘eu’ e só pode ser identificado dentro de uma dada instância do discurso.

 

Dêixis de tempo

Os dêiticos temporais são formas de apontar o tempo em relação ao momento da enunciação da mensagem e o principal recurso é o uso dos advérbios de tempo, tais como “agora”, “hoje”, “amanhã”.

Tomemos como exemplo o trecho do conto “Natal na barca” de Lygia Fagundes Telles.

-- Em Lucena. Já tomei esta barca não sei quantas vezes, mas não esperava que justamente hoje...

 

Dêixis de lugar

A dêixis espacial demonstra o lugar de onde se enuncia ou sobre o que se enuncia” (MELO, 2015, 43). Nesse caso, são usados os advérbios de lugar (aqui, aí, lá, acolá, ali…) por meio dos quais o falante ou o redator indica o espaço referido sem citar seu nome ou sem o repetir, caso já tenha aparecido no texto.

Por exemplo: “Brinquei fora e fiz meu dever de casa”

Temos um dêitico espacial (o advérbio de lugar ).

 

Dêixis de discurso

Cabe aos dêiticos discursivos apontar para uma parte do texto por meio de pronomes demonstrativos em termos de espaço, tempo ou discurso através da presença de algum dos respectivos pronomes demonstrativos: este (s), esta (s), esse (s), essa (s), aquele (s), aquela (s) ou expressões que retomem fatos apresentados anteriormente dentro de um contexto discursivo, por exemplo, ‘no capítulo anterior ou seguinte’, ‘no parágrafo acima’.

Vejamos exemplos em termos de espaço e tempo em contextos diferentes, apenas para esclarecer possíveis dúvidas:

No espaço

Compro esse carro (aí).

·         O pronome esse indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala.

No tempo

Esse ano que passou foi razoável.

·         O pronome esse está se referindo a um passado próximo.

 

Dêixis social

Como o nome indica, refere-se a um conjunto de expressões utilizadas para nomear papéis sociais desempenhados pelo falante ou por seu interlocutor e “consequentemente ao status decorrente desses papéis” (MELO, idem, p.45).  É o caso de termos como senhor, senhora, mestre, doutor, doutora e outras formas de tratamento.                                              

 EX: Eu quero prevenir já o senhor doutor de que em minha casa um banho é um banho, quero dizer, é para uma pessoa se levar. (V. Ferreira, Aparição) 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Partindo da apresentação e definição de dêixis e a seus tipos dêiticos correlacionados, solicitamos aos colegas que analisem um trecho que se encontra descrito abaixo da canção bye, bye, Brasil lançada por Chico Buarque e Roberto Menescal em 1980, em sentido de identificarem os deiticos, classifiquem-nos e expliquem quais funções que estão a desempenhar dentro do contexto comunicativo? 


 Bye, bye Brasil

“Bye bye, Brasil                                 
A última ficha caiu
Eu penso em vocês night and day         
Explica que tá tudo okay
Eu só ando dentro da lei                      
Eu quero voltar, podes crer
Eu vi um Brasil na tevê
Peguei uma doença em Belém           
Agora já tá tudo bem                      
Mas a ligação tá no fim
Tem um japonês trás de mim
Aquela aquarela mudou                  
Na estrada peguei uma cor
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo um jiló
Eu tenho tesão é no mar
Assim que o inverno passar
Bateu uma saudade de ti
Tô a fim de encarar um siri
Com a benção do Nosso Senhor        
O sol nunca mais vai se pôr”

 

Comentários

  1. Em primeiro lugar, gostaria de dar minha satisfação ao colegas pelo belíssimo trabalho. E como foram apontados diferentes tipos de dêixis e seus conceitos, podemos observar a partir da parte transcrita da canção que existem seguintes elementos dêiticos, entre os quais, night e day, Belem, agora, eu, aquele e nosso senhor, pelos são os que foram destacados no texto pela equipe.
    No que diz respeito a classificação desses fenômenos dêiticos, pode se dizer que "night" e "day" são dêixis temporal e o "agora" também é. Já a expressão "Belem" figura-se como dêixis de lugar, e o pronome "eu" é um dêixis pessoal, enquanto a expressão "aquele" é um dêixis de discurso e, por fim, a expressão "Nosso Senhor" é um dêixis social. A partir destas classificações dos elementos dêiticos, tentarei explicar as funções que cada um desempenha no texto.
    Podemos afirmar que o pronome "eu" destacado no texto desempenha um papel de enunciador no texto, ou seja, aquele que diz algo, como se vê pelo cotexto que é aquele que pensa, anda e quer. Já a expressão "Nosso Senhor" funciona no texto como um dêitico que faz referencia ou figura como um referente ao Deus Altíssimo, um dos elementos cotextuais como encarar benção faz-nos perceber que a expressão refere-se a um Deus Grande. Também, podemos entender que "Belem" tem um papel que aponta para certo lugar, isto é, o lugar onde o enunciador pegou a doença. Por outro lado, entende-se que a expressão "agora" desempenha o papel de momento da fala, como dizia Benveniste (problema da linguística geral) que um agora estabelece um momento da fala. Por fim, podemos dizer que a expressão night e day que significam à noite e o dia no inglês, por isso, têm a função de de um determinado momento que o enunciador em em seu coenunciador, isto é, o enunciador pensa em seu coenunciador de dia e à noite, ou o pensar dele poderia ser num determinado dia e à noite.
    Como se pode perceber, os dêixis são de extrema importância para compreendermos qualquer que seja texto, e estes nos levam a entender quem enuncia, quando enuncia, por quê enuncia, como enuncia, e outros aspectos que poderiam ser abordados nas salas de aulas com alunos de língua portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente reflexão Midana! Acho que podemos criar muitos exercícios criativos com a deixis.

      Excluir
  2. Tendo em vista o fenômeno Dêixis, vale ressaltar que os diferentes tipos para analisar tal fenômeno encontram-se na canção de Chico Buarque. Assim, as palavras em destaque: Brasil, night, day, eu, Belém, agora, aquela e Nosso Senhor, apresentam os diversos modos de analisar o fenômeno Dêixis. Desse modo, os termos Brasil e Belém não se ligam diretamente à uma Dêixis de lugar. Pois para que ocorresse tal fenômeno teria de vir ligado aos termos que indicam advérbios de lugar, como: "aqui em Belém", "aí no Brasil", "lá no Brasil", "lá em Belém". Outrossim, se analisarmos os termos "day" e "night" não são propriamente fenômenos temporais. Isto é, para que isso fosse possível teria de vir acompanhados dos termos "hoje à noite" "hoje em dia" etc. O advérbio de tempo "agora" liga-se diretamente à uma Dêixis temporal, uma vez que a mesma indica explicitamente o tempo no discurso em que está sendo proferido. O pronome demonstrativo "aquela" encaixa-se no fenômeno de Dêixis de discurso. Para finalizar, o termo "Nosso Senhor", apesar de ter semelhança com a Dêixis social, não se refere a tal fenômeno. Pois esse termo é peculiar, não sendo comum entre interlocutores. Uma vez que a Dêixis social se caracteriza por apresentar termos usado socialmente, como: "senhor doutor", "o senhor", "a senhora".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um aspecto bem interessante sobre a dêixis é que a conjugação verbal em tempo e pessoa assumem caráter dêitico.

      Excluir
  3. Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar o grupo pelo excelente trabalho. O grupo nos trouxe explanação de deixis que designa o conjunto de palavras ou expressão que tem como função apontar para o contexto situacional.
    Deiticos nessa canção estão nos mostrando o valor daquilo que está contido na linguagem, mostrando e apontando. A função que esses elementos estão desempenhando dentro do contexto comunicativo é que esses elementos deiticos permite-nos, ou seja, nos possibilita o conhecimento da personagem, momentos e lugar a partir do contexo.

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo essa equipe extraordinaria pelo belo trabalho... Como os nobres colegas já mencionaram acima e ficou bem explicado por eles, eu apenas vou trazer um exemplo explicativo para auxiliar, já sabemos que na língua portuguesa, os dêiticos incluem os pronomes como “eu”, “lhe”, “isto”; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo, tais como “agora”, “hoje, “amanhã”; os artigos como “o”, “as”; as terminações verbais e outras categorias.
    Então como já muito foi dito não vou me prolongar um exemplo. Na sentença “Eu quero que você esteja aqui amanhã”, o indivíduo está sendo representado pela palavra “eu”, já o local é representado por “aqui”, e o dia representado por “hoje” e todos eles são exemplos de dêixis. Observamos que o termo “amanhã” poderia perder o sentido, se caso não tenha a referência da data em que a mensagem foi enviada, no pronome “eu” também deve estar explícito no contexto, pois somente assim saberemos a quem se refere.
    É preciso ressaltar que os dêiticos não têm um valor referencial próprio, remetendo para a situação em que o texto é produzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Lucas, mas eu fiquei pensando se a dêixis também não abarca a situação em que este texto é interpretado e se isso afetaria a produção de sentido, o que acham?

      Excluir
  5. Início parabenizando a equipe por seu belo trabalho.Ao falar sobre dêixis,estamos falando de palavras ou expressões que não podem ser totalmente compreendidas sem informações contextuais e como já foi tão bem colocado por nossos colegas,esse fenômeno tem a função de "mostrar"e "apontar" para o conteúdo de uma fada situação.Ao analisar a música bye,bye,Brasil lançada por Chico Buarque e Roberto Menescal em 1980, é possível a identificação de inúmeros tipos de dêixis.Como por exemplo,deixis pessoal ,no trecho " Eu acho que vou te buscar ".O termo eu quando o indivíduo se refere a si mesmo em uma determinada situação.Outro exemplo é o dêixis de lugar em frases como "O lance lá na capital."Aqui tem 42° graus." Encontramos em tais expressões dêixis de lugar ou espaço que são marcados pelos advérbios aqui e lá.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente parabéns a equipe. Como já relatado pelos colegas existe diferentes tipos de dêixis e na letra da música é notável esses elementos, que irão estabelecer funções para determinar e identificar esses elementos de um modo mais amplo. Dentro da canção podemos analisar alguns dêixis como pessoal: (eu), temporal: ( night e day), lugar: Belém, entre outros. Um exemplo que encontrei e gostaria de compartilhar:
    (a) O que você quer que eu faça como uma blusa assim?
    (b) Como é sua casa?
    No primeiro item o termo 'assim' foi empregado para representar a situação em que a 'blusa' se encontrava. Certamente a blusa está em péssimo estado e a palavra 'assim' aponta para isso. Assim como o advérbio interrogativo de modo 'como' indaga sobre características da casa, que certamente numa resposta apontaria para o predicativo do sujeito: minha casa é pequena e aconchegante. Então é evidente a importância desses elementos dêiticos, pois os mesmos vão nos fornecer um melhor entendimento sobre os enunciados de textos, anúncios, etc..
    kethilly kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Kethy! Dentro do seu próprio exemplo também podemos encontrar outros exemplos, como os dêiticos pessoais em "eu" (pronome de primeira pessoa), "você" (pronome de segunda pessoa) e "sua" (pronome possessivo). E neste caso, possui um dêitico espacial que indica um lugar, que é "casa". No entanto, tenho uma dúvida, "você" também pode ser um dêitico social?

      Excluir
    2. Pode sim Joanna, desde que ele assuma um caráter engajador, interativo. Boa pergunta!

      Excluir
  7. Gostaria de iniciar parabenizando a equipe pela proposta de atividade. Tendo em vista a importância dos dêixis para construção do texto, pois possui uma função de elo entre o enunciado e a enunciação. Podemos analisar que a letra da música possui presente alguns dêixis, observei a letra inteira de Chico Buarque e aparenta ser uma conversa em uma linha telefônica, apesar de haver apenas um falante. Dentro deste poema, foi destacado “Eu” que no caso é um dêitico pessoal, pois refere-se ao falante que está na primeira pessoa no discurso. Buarque usa da expressão “night e day” que significa noite e dia, ou seja, que ele pensa na família o dia todo, e por apontar um tempo na enunciação do discurso, ele pode ser considerado um dêitico de tempo, apesar de que os dêiticos de tempo se caracterizam principalmente pelos advérbios de tempo, que é o caso de “Agora”, também presente no texto.
    Os dêiticos espaciais indicam a posição do corpo do enunciador, segundo Maingueneau (2001), existe a localização absoluta que utiliza de termos autodeterminantes como em “Belém” e os termos que se apoiam no contexto linguístico, como nos casos dos demonstrativos e os advérbios de lugar, que é o caso de “Aquela”, pois serve como um gesto enunciador. Por fim, em “Nosso Senhor” encontramos dois dêiticos, o “Nosso” é um dêitico pessoal pois apresenta o pronome possessivo, anunciando as pessoas no ato comunicativo, por sua vez, em “Senhor” podemos afirmar que é um dêitico social, pois anuncia o status social referente.
    Por: Joanna Darck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aqui responde um pouco a sua própria questão, vamos ao exemplo: numa situação, uma mulher diz a outra que não a chame por senhora e sim por "você", esse deitico assumiu um caráter pessoal e social ao mesmo tempo.

      Excluir
  8. É possível perceber no trecho supracitado que existe vários termos dêiticos na letra da canção de Chico Buarque, pode-se observar que tanto a palavra “Agora“ como “já” são dêiticos temporais, pois permite um dito em um determinado momento do discurso. “Belém” concerne ao dêitico de lugar relacionando-se ao ponto de referencia, já que se refere a um lugar onde ele pegou a doença, o dêitico pessoal esta explicito na palavra “eu” mencionado varias vezes, instituindo-se a si próprio como centro, o enunciador como marco de referencia, o que da as coordenadas, o que diz algo. E na expressão “Nosso Senhor” encontramos a dêixis social, que alega algo, a um pai, um Deus Soberano. Elementos dêiticos podem ser encontrados em vários acontecimentos do no nosso dia a dia. Em diálogos com amigos, redes sócias, músicas, dentre outros. Logo, deixo o seguinte exemplo;
    “Eu nasci em Redenção e moro lá desde então.” Diante disso, “lá” faz referencia a palavra Redenção quanto a posição que causa um distanciamento do falante em relação à cidade, fazendo uma retomada de um mesmo referente. Encontramos aqui um dêitico de lugar, já que, esta associada à posição que o falante ocupa.
    Por: Rita de Cassia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, esse lugar elucida a ideia de que este falante não se encontra nesse lugar, ele se distancia dele.

      Excluir
  9. primeiramente gostaria de parabenizar a equipe pela maravilhosa explicação e os bons exemplos citados sobre cada Dêixis. e analisando a música podemos nos deparar com inúmeros casos de Dêixis e aqui vou citar alguns:
    ex1: ...Agora já tá tudo bem
    o termo agora está relacionado a Dêixis de tempo.
    ex 2: ...aquela aquarela mudou
    o termo aquela está relacionado a Dêixis do discurso

    ResponderExcluir
  10. Podem analisar a frase "Eu estava lá no Rio de Janeiro"? Só para eu ter certeza que entendi!

    ResponderExcluir
  11. O conteúdo abordado pela equipe foi bem explicado de forma objetiva e de fácil entendimento, para não ser repetitiva com as respostas já dadas, quero propor um novo exemplo, o trecho de uma música de Stella Laura, peço a confirmação da equipe se entendi correto e me ajude nesse raciocínio.

    Descansa

    "Tá se preocupando à toa
    O diagnóstico do homem não significa nada
    Tenha calma

    Sou Eu quem dou a vida
    Sou Eu quem tiro a vida
    E determino o tempo pra curar as feridas
    Sou Eu quem faço
    Quem é o homem pra por um ponto final onde Eu não coloquei?"

    Comentário: Posso dizer que há uma dêixis de pessoa no exemplo com a expressão "sou eu" mesmo sabendo que fala de Deus?

    ResponderExcluir
  12. Diante da explicação da equipe a dêixis designa elementos dêiticos que tem como função mostrar, apontar o elementos que permitem identificar pessoas, coisas, momentos e lugares, situando-se no tempo e espaço. Na canção Bye, bye Brasil, percebe-se que há uma interação entre duas pessoas e assim identificamos a dêixis pessoal.
    Além disso, podemos identificar outros tipos de dêixis dentre elas a temporal, espacial e social. Na canção a dêixis temporal é percebida a partir do uso das palavras "night" e "day" no treco "Eu penso em você night and day" e as palavras "Belém" e "agora" em "Peguei uma doença em Belém/Agora já tá tudo bem", onde no primeiro caso, o eu-lírico usa como forma de apontar o tempo em relação ao seu momento e no segundo caso utiliza-se dos advérbios de tempo.
    Encontramos também dêixis espacial na frase "Aquela aquarela mudou" onde o eu-lírico usa o adverbio "aquela" par apontar a aquarela.
    E finalmente a dêixis social identificada em um trecho no final da canção, que o autor cita "Com a benção do Nosso Senhor" onde "Nosso Senhor" seria uma expressão que indica uma forma ade tratamento.

    ResponderExcluir
  13. Diante dos estudos e das explicações realizadas pelo grupo, podemos dizer que dêixis é uma palavra de origem grega que significa apontar ou indicar e tem como exemplares os pronomes demonstrativos, os pronomes de primeira e segunda pessoa, os tempos verbais, advérbios de tempo e lugar e uma infinidade de outros recursos linguísticos. Os dêiticos são empregados para designar a função que os pronomes pessoais e demonstrativos, as formas gramaticais que indicam tempo, inúmeras palavras e uma variedade de outras formas linguísticas desempenham ao fazer referência à situação de produção dos gêneros textuais, sejam estes nas modalidades oral ou escrita. Vale ressaltar a relevância dos dêiticos para o processo de comunicação, por meio da coerência e coesão textual.
    Maria do Carmo de Sousa silva

    ResponderExcluir
  14. É bastante interessante o conceito e a apresentação dos Deixis, que possuem a função de indicar coisas, momentos e lugares no tempo e espaço, como por exemplo "Eu só ando dentro da lei" na canção abordada, indicando deixis de pessoa. É importante observar o contexto em que se apresentam os deixis para a melhor identificação.
    Natalia lima

    ResponderExcluir
  15. O deixes apresenta na função direta da frases . Onde acima mostra uma frase de afirmação. Com a bênção do senhor . O sol nunca mais vai se pôr.

    ResponderExcluir
  16. No trecho tirado da música "bye bye, Brasil" existem vários dêixis como: Brasil,Night, day , eu, Belém, agora, aquela e Nosso senhor.
    Os tipos dêiticos existentes no trecho relacionados a cada palavra são os seguintes:
    DÊIXIS DE TEMPO:
    • Agora
    •Night
    •Day

    Esses DÊIXIS mostram passagens diferentes de determinado tempo e mostram o que acontece em cada momento.
    DÊIXIS DE LUGAR:
    •Brasil
    • Belém

    Aqui o falante mostra o local que está se despedindo e um local pelo qilual ele passou.
    DÊIXIS DE PESSOA:
    •Eu

    Este dêixis é usado para mostrar que o falante refere-se a ele mesmo que ele conta a sua própria história.
    DÊIXIS DE DISCURSO:
    •Aquela

    Ele aponta uma pintura que não se encontra perto dele mas que ele nota sua mudança.
    DÊIXIS SOCIAL:
    •Nosso Senhor

    Aqui ele se refere a Deus como um ser que está acima de todos e que tem um status social alto e respeitoso.Ass: Bárbara Evellyn

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acarretamento: entendendo e analisando

Atos Indiretos de Fala