A violação das máximas e suas implicaturas (equipe 4)

                

Grice (1967) chamou de implicatura enunciados proferidos no ato da conversação entre interlocutores no qual exista algum sentido, assim falantes poderão conseguir ter uma boa compreensão desses entendimentos, porém é provável que não consiga compreender esses sentidos de forma rápida.

Deste modo, a implicatura surge da violação de uma máxima conversacional, pois os interlocutores, para acessar certos conteúdos, devem realizar um cálculo mental. Caso não consigam de imediato por uma violação de máxima conversacional, eles devem apostar nos subentendidos, conhecimentos contextuais, e de mundo para encontrar o sentido proposto.  

As implicaturas são divididas em dois grupos, convencionais aquelas conectadas a traços gerais lexicais, e as implicaturas conversacionais conectadas a traços gerais do discurso. Destarte a depender de como cada implicatura é violada é que se consegue ter acesso a inúmeros efeitos em uma conversa. Grice (1975) divide as máximas conversacionais, que compõe o comportamento comunicativo dos falantes numa interação verbal em 4 grupos:

 

Máxima da quantidade:

·        Faça com que sua contribuição seja tão informativa, quanto o necessário

·        Não faça a sua contribuição mais informativa que o necessário

Máxima da qualidade:

·        Tente fazer com que a sua contribuição seja verdadeira.

·        Não diga aquilo que acredita ser feito.

·        Não diga aquilo que você não tenha evidências suficientes

Máxima da Relação

·        Expressa o seguinte princípio: tente que a sua contribuição conversacional revele ser pertinente em relação ao objetivo da conversa para que se estabeleça uma relação de pertinência entre os enunciados. Ou seja, ser relevante.

Máxima de Modo:

·        Seja claro

·        Evite ambiguidade

·        Seja breve

·        Seja organizado

 

As máximas e suas violações nas redes sociais

 

A mídia social Whatsapp, atualmente é usada como uma ferramenta de comunicação, fazendo com que os usuários estabeleçam vários usos, gerando possibilidades diversas de diálogos entre pessoas. Sendo assim, a partir do conceito apresentado sobre as máximas conversacionais, veja abaixo o exemplo de uma conversa aleatória via Whatsapp.

 

Exemplo 1:

1. Olá, tudo bem?

2. Tudo bem, bem melhor agora falando com você

1. O que você estar fazendo?

2. Estou falando com vc.. rsrs

Podemos perceber nessa interação aleatória, a máxima de quantidade foi violada, pois a informação fornecida em 2, não é exatamente o que foi pedido em 1, embora haja uma relação de humor e ironia, e seja possível rir de situações que se repetem, sejam elas presencial ou virtualmente.

Exemplo 2:

1. Oi, lembra de mim?

2. Claro, tenho seu número aqui ainda.

1. E aí? Anda fazendo o que dá vida?

2. Ah, tô fazendo residência.

1. Nossa, médico heim uau.

2. Médico nada, pedreiro mesmo, residência que falo é casa, hahaha.

1. Ah! Sim.

A partir dos princípios cooperativos de Grice podemos analisar nesse segundo exemplo, que os interlocutores inferem a máxima do modo. Neste caso, o falante 2 poderia ter sido mais claro, mas preferiu optar pela ambiguidade da palavra residência, e deste modo o falante 2 viola a máxima de modo.

 Sendo assim, conforme Grice (1982) acredita que quando estamos em uma interação verbal devemos alocar somente informações que sejam importantes para uma manutenção da interação. Também se espera que, em respeito a essa máxima, os interlocutores apresentem informações verídicas (Santos, 1997). Não se deve informar, portanto, aquilo que se acredita ser falso ou de que não se tenha certeza da veracidade. A violação da máxima de qualidade pode ocasionar problemas no resultado final da interação, que certamente será diferente do esperado.

A máxima de modo diz respeito às formas de expressão de ideias e informações. Os interlocutores, em respeito a essa máxima, devem utilizar a linguagem de forma clara, precisa, concisa e ordenada, com o objetivo de que haja entendimento na interação. Vale ressaltar que na máxima de modo Grice apresenta quatro maneira de violação da máxima.

 

ATIVIDADE SEMÂNTICA

Leia o exemplo abaixo e com base nas máximas conversacionais de Grice, percebe-se que o indivíduo respondeu violando algumas dessas máximas. Identifique que tipo de violação ocorre e quais máximas são violadas. Apresente através de 1 ou 2 exemplos.

 

 

Fonte: https://pin.it/7Dh7pj5

Comentários

  1. Olá a todos!
    Bem, ocorre neste exemplo apresentado na atividade uma violação da máxima de modo. Logo na resposta a pergunta inicial, direcionada a um falante indeterminado o mesmo apresenta uma resposta sem objetividade e deixa de apresentar uma resposta clara, tornando assim presente no dialogo, interpretações ambíguas.

    por; Janael Teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Janael. Essa interpretação ambígua, apresenta um sentido que permite fazer diferentes interpretações.

      Excluir
  2. A principiar almejo ao grupo congratular pelo esforço e dedicação na elaboração desse trabalho magnífico! Em seguida, volto a falar sobre a atividade posta; ver atento a conversação establecida pelos membros e interlocutores, pode-se reparar um elemento bem pertinente; primeiro, não foi o receptor quem violou as máximas, porém foi o emissor que, logo, no início da conversa violou a máxima de quantidade, talvez isso tenha contribuido para que o receptor ficasse mais enfadado e resolveu responder com obscuridade; o emissor devia ter concentrado apenas em dar informações necessárias. logo na primeira resposta que o receptor deu, podemos ver a violação de máxima de modo, visto que as resposta não correspondeu às espectativas do emissor, sendo obscura e insuficiente; violando deste modo, ao mesmo tempo, a máxima de qualidade, pois que a informação dada não contém qualidades necessárias para agradar ao que é solicitado pelo emissor e, finalmente, podemos perceber assimétria das informções, isto é, a violação de máxima de relação, apresentando a incoerência de informação, dessa modo, a comunicação fica cada vez mais inconveniente sem lógica e ambíguo.
    ANTÓNIO N'RUNCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marciano Butiam Có

      António Nrunca, realmente gostei da sua reflexão, pode ser que o receptor não gostou da violação da máxima de quantidade do emissor e respondeu daquela forma incoerente ou enfadado como vc bem disse. Mas pelas conversas dos dois, se formos fazer uma reflexão superficial podemos dizer que foi somente o receptor que violou, mesmo assim, as respostas do receptor elas podem ser meios usados para contestar, porque logo no inicio da conversa o emissor foi quem violou as máximas como bem disse o António Nrunca, e o receptor lhe respondeu de forma enfadado, podemos até dizer ironico, e se for é bom lembrar que o próprio paul Grice disse que a ironia faz parte da violação das máximas conversacionais.

      Excluir
  3. Saudações aos demais colegas!
    Gostaria de parabenizar a equipe pelo trabalho.
    Respondendo a atividade proposta, pode se perceber pelas conversas apresentadas que são violadas as máximas de modo, especificamente, no que diz respeito a ser claro, porque o coenunciador diz que tem um Bull, que na verdade é dois, ou seja, parece que a informação dada e a informação nova gera a contradição, isto é, o coenunciador não é claro e a sentença dele fica ambígua. Portanto, acho que violação ocorre na máxima de modo, porque o coenunciador não foi claro.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar à equipe pela elaboração da atividade. O princípio elaborado por Grice evidencia as regras de condutas que são cruciais para uma comunicação efetiva, ele apresenta as máximas de qualidade, quantidade, relação e modo. As máximas propostas por Grice auxiliam para uma interação do chamado princípio cooperativo que ocorre entre os interactantes. É possível observar que essa conversa do Whatsapp está confusa, os interactantes apresentam dificuldade para compreenderem o que o outro deseja expressar, portanto, há presente uma violação das máximas.
    Podemos observar a violação da máxima de quantidade, pois o primeiro enunciador faz uma pergunta que não é totalmente suprida pela resposta do segundo enunciador, sendo necessária que ele elabore outra pergunta para compreender, isto é, o segundo enunciador não foi bem informativo. No entanto, por não ter sido tão claro, podemos afirmar que o segundo enunciador utilizou de ambiguidade em suas respostas o que viola, portanto, a máxima de modo, pois é necessário que a conversação seja clara.
    Tendo em vista que a conversa se tornou confusa, isto é, perdeu a sua coerência, ela também viola a máxima de relação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, vamos esperar a participação dos colegas

      Excluir
    2. Excelente, Joanna! A violação de máxima conversacional começou com o primeiro enunciador, visto que violou a máxima de quantidade ao iniciar a sua contribuição de maneira mais informativa que o necessário. Por um lado, o segundo enunciador violou não só a máxima de quantidade como também a do modo, isto é, a sua contribuição não foi tão informativa, quanto o necessário, e ainda carece da clareza.
      Quanto a máxima da relação, acho que não foi violada na interação entre os interlocutores.

      Excluir
  5. Também gostaria de parabenizar a turma pelo belo trabalho, e como os colegas já deram belas participação apenas vou trazer uma pequena contribuição. Segundo Grice, as máximas conversacionais, que regem o comportamento comunicativo de nós falantes numa interação verbal, são quatro: a máxima da qualidade, a máxima da quantidade, a máxima da relevância e a máxima do modo.
    A máxima de qualidade expressa o seguinte princípio: tente que a sua contribuição conversacional seja o mais verdadeira possível. A máxima de quantidade expressa o seguinte princípio: tente que a sua contribuição conversacional seja tão informativa quanto necessária.
    Tenho um exemplo:
    - Talvez Liz esteja certa, este lugar precisa de uma faxina.
    ...
    - E galinhas dizem "moo"!
    - Somos solteirões garotas...

    Turma agora podem opinar o exemplo acima...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Parabéns a equipe pelo o extraordinário trabalho. Como já foi relatado pelos colegas, percebe-se de cara uma violação, no qual a conversa pelo o WhatsApp está bem confuso, havendo então uma violação da máxima. É notável que o enunciador não deixou claro ao relatar que tinha “DOIS” cachorros, sempre contradizendo, ou respondendo sentenças que gerasse mais dúvidas. Um exemplo: “ Por que um é meu” é bem claro que em nenhum momento afirmou que tinha dois cachorros, causando complicações para um melhor entendimento. Só no final da conversa que percebemos que ele tinha dois animais de estimação, ou seja, o segundo enunciador não tinha noção do assunto. Então para que haja uma conversa coerente, e com sentido, é necessário que ambos estejam por dentro do assunto, do enunciado da conversa, para não causar constrangimentos, e nem violação das máximas.
    kethilly kiss

    ResponderExcluir
  7. As máximas são necessárias para que a comunicação seja bem sucedida, pretendem dar conta de quais seriam as expectativas dos interlocutores quando estão interagindo. Entretanto, em situações de comunicação cotidiana, essas máximas são, com frequência, violadas, o que gera as implicaturas conversacionais. Para Grice, havia uma diferença entre o que é dito e o que é significado. As máximas ajudam a compreender conceito de implicaturas conversacionais. O uso da linguagem é perpassada por processos de inferência. No exercício apresentado pode-se perceber a violação da máxima de modo onde na fala deve ser evitado o uso de ambiguidade, deve ser utilizado uma linguagem clara, breve e ordenada, da máxima de quantidade que ocorre por falta de informação ou por excesso de informação.
    Maria do Carmo de Sousa Sila

    ResponderExcluir
  8. parabéns equipe!
    acredito que a violação está ligada a máxima de modo, pois o sujeito que responde a pergunta feita pelo outro sujeito , não responde de forma clara, deixando a sensação de que a resposta não foi completa, daí o sujeito para completar a informação faz a pergunta de uma forma diferente na intenção de completa-la.

    ResponderExcluir
  9. A linguagem serve a muitos propósitos, independentemente do assunto, é importante a atenção a conversação. Podemos observar no contexto da conversa de Whatsapp que a máxima da quantidade é ferida, pois a informação requerida não foi atendida de forma satisfatória. Outra máxima ferida é a de modo, pois percebemos que as respostas não possuem clareza, faltando um pouco de coerência, mas trazendo um pouco de humor.

    ResponderExcluir
  10. Em resposta a atividade proposta pela equipe, ao qual parabenizo pela postagem. Percebe-se que o indivíduo respondeu violando a máxima da quantidade, visto que sua contribuição não foi tão informativa, quanto o necessário, levando assim a um questionamento por parte do receptor. "Porque respondes por um quando podes responder pelos dois". Percebe-se tambem, a violação da máxima de modo, pois ocorreu o uso de ambiguidade e falta de clareza.

    Por: Jerliane Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Bem ao se ler a conversação apresentada a cima, percebe- se que há uma violação da máxima do modo, pois o falante 1 não sendo muito colaborativo foi breve e limitou o volume de informações esperado pelo 2, embora haver aí um comprometimento por meio de algumas expressões que não ficaram claras para o falante 2.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  12. Observa-se em questão que o falante o qual responde às perguntas deixa a desejar em suas respostas. Tornando-as ambíguas. É importante ressaltar que suas respostas não ficam claras, causando dúvidas no andar das respectivas perguntas. Desse modo, a máxima violada é a do modo. A qual preza pela clareza, evite de ambiguidades, ser breve e organizado. Características que não são respeitadas pelo falante 2. Vale lembrar que devemos respeitar às máximas. Pois pode causar em nosso discurso uma falta de compreensão de determinado assunto. Na frase João pergunta a Pedro: "Pedro, essas duas motos são sua?". Espera-se que Pedro seja breve ao responder tal pergunta da seguinte forma: "Sim". E não fazer todo um contexto: "Sim. Comprei em 2002 essa YAMAHA, Factor- 125. Na Rua Padre Andrade, Fortaleza, na Yamaha Motos, com a vendedora Cely Almeida dos Santos, que tem como patrão Antônio José de Oliveira Aquino Filho, que tem dois filhos gêmeos, um se chama Alison e outro Anderson. Percebe-se que causou um excesso de respostas por parte do falante 2. Isto é, faltou clareza. Fator que viola a máxima do modo.

    ResponderExcluir
  13. Na atividade apresentada podemos observar que há uma violação da máxima de modo, onde um dos participantes do diálogo apresenta ambiguidade em suas resposta, ou seja, não deixa muita clareza, causando assim a violação, uma vez que na máxima de modo a ambiguidade deve ser evitada.

    ResponderExcluir
  14. Discente : María Elzilane de Sousa Pontes Marques
    Início saudando aos colegas e parabenizando a equipe pelo trabalho,pois não acho um tema fácil de explicar.Ao ler o exemplo proposto como atividade pela equipe é visível e nítido ao primeiro olhar,uma violação das máximas quando percebemos um diálogo confuso via WhatsApp,ocorrendo o uso da ambiguidade.Ressalto que essa ocorrência é vista como provável principalmente em conversas do cotidiano. Porém o diálogo deixa de ocorrer de uma forma clara e com informações completas ,ocorrendo a violação da máxima de quantidade, que acontece por falta de informação ou a mesma em excesso.

    ResponderExcluir
  15. Acima existe uma situação de conversa entre dois interlocutores uma interavidade divididas nas conversas dos indivíduos e não foi objetiva na interatividade . Causa uma violação de modo confunso nas respostas. Na verdade não há clareza na interatividade.

    ResponderExcluir
  16. Nessa conversa de Whatsapp você percebe que o dono dos cachorros viola 2 máximas, á máxima do modo pois quando ele fala que um cachorro é dele ele faz com que a outra pessoa pense que o outro cachorro pertence a outra pessoa, ele também viola a máxima da relação por não manter uma relação com a outra pessoa com quem ele está falando por responder a pergunta apenas sobre um cachorro.
    Ass:Bárbara Evellyn

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dêixis: tipos e exercício (equipe 3)

Atos Indiretos de Fala